domingo, 26 de setembro de 2010

Festa de Cosme e Damião

São Cosme e São Damião, os santos gêmeos.

Sua festa é celebrada em 27 de setembro.

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

Obs: Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo

Um comentário:

  1. Alo querido francisco. Namaste. Om.
    Faz tempo quero te escrever, mas gostaria de comentar uma parte da min ha experiencia contigo na av são joão e queria privacidade. Tem algum email para onde eu possa escrever que não seja público? Parabens pelo site. Meu amigo Mateus não mora mais no predio em cima, da são joão, mas me contou que passou lá e voces não estão mais lé. Verdade isso? namaste.
    Muita paz e muito amor.
    TAZA

    ResponderExcluir